Instalações interativas e web-interações

AMOREIRAS (2010) INSTALAÇÃO INTERATIVA

Cinco amoreiras foram plantadas, em grandes vasos, na Avenida Paulista em São Paulo. A captação da “poluição” foi feita através de microfones, que mediram as variações e discrepâncias de ruídos, como um sintoma dos diversos poluentes e poluidores.  Ao longo dos dias, as árvores vibraram em diálogo com a variação dos fatores de poluição, numa dança de árvores, próteses e algoritmos, tornando aparente e de forma poética o balançar às vezes (in)voluntário-maquínico, às vezes através do próprio vento nas folhas. 

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ACASO 30 (2005) INSTALAÇÃO INTERATIVA

É uma instalação interativa em lembrança aos mortos na chacina da baixada fluminense, no bairro de queimados entre uma noite de quinta-feira e uma madrugada de sexta, em março 2005 onde 30 pessoas foram eliminadas. A instalação é montada em um espaço semi-aberto, como se fosse uma praça, onde possa haver bastante circulação, mas com luz reduzida. No centro do espaço um grande e pesado tapete todo azul feito à mão, como os realizados pelas mulheres de presos.

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PEDRALUMEN (2009) WEB-INSTALAÇÃO

Temos um cubo virtual azul na web com uma pedra em sua base. Ao acessá-lo, o interator escreve uma palavra e escolhe um lugar onde colocá-la. As palavras podem se sobrepor, ou se compor com outras dispersas e espalhas pelo cubo. Na galeria, uma pedra, dentro de um cubo de Leds azuis (8X8X8), que responde às intervenções virtuais, variando com a intensidade e freqüência da luz, de acordo com as escolhas e nominações.

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CATAVENTO (2011) INSTALAÇÃO INTERATIVA

É um projeto sobre o diálogo de céus e de nuvens que se formam em função do local, da intensidade e da direção dos ventos. O trabalho considera os eixos de Brasília (Asa Norte, Asa Sul, etc) como referência para a disposição dos pontos cardeais sobre o mapa brasileiro, de modo que a obra traga, em função da direção dos ventos, as nuvens de distintos pontos do Brasil configurando um diálogo simbólico de céus locais e imaginários.

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DESLUZ (2009) WEB-INSTALAÇÃO

Insetos utilizam a luz da lua e das estrelas como baliza de localização, mantendo-se em ângulo constante para ir e vir de seus criadouros. Com a luz artificial das nossas lâmpadas elétricas, os insetos passam a se confundir, buscando se aproximar das fontes de luz, voando em círculos, formando nuvens, atraídos pela luz em voltas sem fim. A luz que os atrai é a infravermelha, comprimento de onda que nosso olho humano não enxerga, mas potente atrator sexual das mariposas.

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COZINHEIRO DAS ALMAS (2006) GAME

A partir do livro “O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo”, diário da garçonnière mantida por Oswald de Andrade entre 1918 e 1919, o Grupo de Pesquisa em Poéticas Digitais (ECA-USP) iniciou o desenvolvimento de um videogame no qual o personagem principal se perde na São Paulo de 1918 e visita interativamente vários ambientes nos quais vai aos poucos descobrindo a trama. Tudo se passa em um só dia e o personagem é arremessado de lugar para lugar independentemente de sua vontade.

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ENCONTROS (2012) WEB-INSTALAÇÃO

会议 / meeting / encuentro / encontro / बैठक / اجتماع / встреча / ミーティング/ rendez-vous / treffen / pertemuan / spotkanie
 Dois aparelhos celulares exibem vídeos realizados em viagem pelo Rio Amazonas de fluxos de águas de duas tonalidades distintas: de um lado, a predominância da cor preta e, do outro da cor marrom. O dispositivo busca informações em tempo real, de modo a refletir as mudanças das marés e das fases da lua, de um lado, em contraponto ao fluxo de acesso à palavra “encontro” em diversos idiomas, do outro.

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INCÓGNITO (2007) VÍDEO-POEMA

O vídeo-poema “Incógnito” é uma viagem virtual na raiz, no interior da palavra “cógnito”. De maneira similar, o som também é uma navegação interna pela palavra falada. O vídeo tem inscrito em um de seus frames (1/24) na parte inferior do quadro,a palavra “cógnito”, que não é legível na cadência regular do vídeo (a menos que seja congelado), mas é percebido de forma subliminar pelo cérebro e não pela leitura convencional.

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