Publicações

Considerações sobre a interface do filme Arthur 2.0

Artech 2012. Crossing digital boundaries. Proceedings of 6th international Conference on Digital Arts. Faro, Portugal, November, 2012. Organized by the University of Algarve in cooperation with Artech International Grupo Português de Computação Gráfica., v. 1, p. 427-430, 2012, mesa 9/ 124. Publicação impressa e digital.

RESUMO

O texto trata das primeiras considerações sobre o filme interativo Arthur 2.0, em fase de pós-produção.  Realiza uma breve reflexão sobre a noção de interface, destacando principalmente a concepção de interface física_transparente, em fase de desenvolvimento.

A noção de interface, hoje, pode significar quase tudo no universo da comunicação humana. E para evitar confusão e compreendê-la melhor vamos apresentá-la de uma forma mais sistemática. Aqui vamos tratá-la sempre na relação de um interator com um filme interativo. E no nível mais simples dessa relação, interface é tudo que está entre o interator e o filme. Que relação é esta? De que forma o interator pode fazer mudanças no universo fílmico?